O que é D.I.Y?

O que é D.I.Y?

“Do it Yourself” é um termo de origem inglesa que no Brasil ficou conhecido como “faça você mesmo”. Em outros países, o “Do it Yourself” é muito difundido principalmente na área da construção civil, fato explicado pela cultura e pelo custo de mão-de-obra nesses lugares. Em geral, o termo se refere a qualquer coisa feita pela própria pessoa, sem a contratação de profissionais.

O DIY surgiu na década de 50, e nos anos 1960 e 1970, ganhou força no cenário punk underground, em que bandas DIY eram aquelas que contavam com produção independente desde a composição das músicas até os álbuns, a divulgação, a venda… O conceito DIY também foi associado a idéias anticapitalistas, anticonsumistas, pregando que todos são capazes de produzir o que consomem.

Também podemos aplicar o DIY a vários conceitos, recentes ou não, como o próprio fanzine, que é DIY, cuja produção é independente do começo ao fim. Os vídeos de bolso, produzidos por celulares, com tecnologia disponível e ao alcance da população.

Os toy art, brinquedos para colecionadores, que normalmente têm edição limitada ou são únicos, que são a nova mania entre os artistas e não-artistas brasileiros, também entram no conceito DIY, (http://www.flickr.com/photos/dtaqueto/page2/ : aqui você encontra os toys do Danilo Taqueto se quiser conhecer um pouco mais sobre toy art)

Nota-se que o conceito de DIY, que não é tão recente como se pensa, está cada vez mais presente na vida das pessoas, e parece que “veio pra ficar”. È uma alternativa para reduzir os gastos com mão de obra e pensar na preservação do meio ambiente, quem sabe até se transforme em filosofia de vida… É claro que isso envolve muito mais fatores, como a nossa cultura, a economia e a mudança na própria maneira de pensar e agir, mas quem faz DIY contribui para promover tais mudanças, além de contribuir até mesmo para uma nova era global.

Este ano, os alunos de design da Universidade Estadual de Londrina realizarão a semana de Design, o Work Design que acontece todos os anos, com o tema DIY. Haverá palestras sobre sustentabilidade e sobre as origens do DIY, mesa de discussão sobre fanzines, minicursos sobre customização e toy art, Kits Do it Yourself, desenho de letras, grafite e muito mais. Trata-se de um evento independente, promovido pelos estudantes, e voltado para toda e qualquer pessoa que tiver interesse. O evento vai acontecer entre os dias 15 e 19 de setembro em Londrina, Paraná. (mais informações no e-mail: karinaakie@gmail.com)

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.